SALÁRIO
O salário dos patrulheiros é pago sempre no dia 5 de cada mês, exceto se for sábado, domingo ou feriado (nesse caso o salário é pago no próximo dia útil). O pagamento é realizado com base no cálculo do salário mínimo/hora e atualmente o valor líquido é de aproximadamente R$ 850,00.
Além disso, é depositado o FGTS e recolhido o seguro em benefício do menor, sem que haja desconto do salário.
Todas as informações constam do holerite mensal dos jovens.
TRANSPORTE
O patrulheiro tem direito ao serviço de transporte fretado da Unicamp e também recebe auxílio para utilizar o transporte público de Campinas. Pela manhã, o jovem vem trabalhar utilizando ônibus fretado e ao final do expediente retorna utilizando ônibus circular urbano.
O transporte fretado é um benefício oferecido gratuitamente pela Universidade. Quanto à utilização do transporte público, o patrulheiro recebe mensalmente o valor referente a 24 passagens. O pagamento é feito ao Centro de Aprendizagem e Mobilização pela Cidadania (CAMPC), que fica responsável pela compra do crédito e inserção no Bilhete Único do menor no último dia útil de cada mês.
No primeiro dia de trabalho, como parte da Oficina Integração, os jovens são cadastrados na Unitransp para utilização do transporte fretado e podem consultar as linhas oferecidas e esclarecer dúvidas relacionadas ao trajeto.
Mais informações sobre o serviço de transporte fretado estão disponíveis no site da Prefeitura da Unicamp.
ALIMENTAÇÃO
A Unicamp possui quatro restaurantes onde o patrulheiro pode realizar suas refeições: Restaurante Universitário (RU), Restaurante Administrativo (RA), Restaurante da Rua Saturnino de Brito (RS) e Restaurante localizado dentro do Hospital das Clínicas (HC) destinado somente aos patrulheiros que irão atuar na área da saúde.
Na Oficina Integração os jovens recebem orientações a respeito do serviço de alimentação na Universidade e sobre a possibilidade de realizar suas refeições nas próprias Unidades/Órgãos e nos pontos comerciais espalhados pelo campus, como restaurantes e cantinas, se assim preferirem.
No site da Prefeitura da Unicamp é possível consultar os cardápios dos restaurantes universitários e informações detalhadas sobre alimentação na Unicamp.
SAÚDE
O patrulheiro tem direito a utilizar os serviços médicos, de fisioterapia, atendimento psicológico, psiquiátrico e realizar exames no Centro de Saúde da Comunidade (CECOM), assim como tem acesso ao atendimento odontológico junto ao PRODECAD / DEdIC. Os procedimentos para agendamento estão disponíveis no site do CECOM.
Na necessidade de pronto atendimento para urgências e emergências, o CECOM oferece atendimento de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. Para ser atendido é necessário apresentar a identidade funcional (carteirinha). O gerente não precisa acompanhar o jovem ao CECOM, somente se julgar necessário diante das condições médicas apresentadas.
Mais informações estão disponíveis no site do CECOM.
CARTEIRINHA
No início do contrato é emitida a identidade funcional provisória já habilitada para uso.
A carteirinha definitiva, com os dados e foto do patrulheiro, é enviada para sua Unidade/Órgão de atuação cerca de três meses após o início do contrato.
Esse é o principal documento do jovem dentro da Universidade e dá acesso aos restaurantes, ao transporte fretado, aos atendimentos no CECOM, às bibliotecas e às áreas restritas por catracas.
BIBLIOTECAS
Os jovens aprendizes podem utilizar todas as bibliotecas da Universidade, mediante apresentação da identidade funcional (carteirinha).
Os endereços e horários de funcionamento podem ser consultados no site do Sistema de Bibliotecas da Unicamp (SBU).