NA UNICAMP
Os patrulheiros da Unicamp são contratados pela Lei do Jovem Aprendiz para atuar dentro de arcos ocupacionais na área de administração, com atividades relacionadas às ocupações de auxiliar administrativo, arquivista, almoxarife e contínuo, conforme descrito no Programa de Aprendizagem Profissional do Centro de Aprendizagem e Mobilização pela Cidadania (CAMPC).
Além dessas atividades, dentro do campus os jovens estão autorizados a acessar e alimentar o Sistema de Gestão Arquivística de Documentos (SIGAD), que faz parte do programa de cursos para patrulheiros. Para isso, participam de treinamento ministrado pelo Sistema de Arquivos da Unicamp (SIARQ) em parceria com a DGRH. Visando facilitar o entendimento sobre essa tarefa específica, a equipe do SIARQ disponibiliza orientações sobre as atividades de protocolo permitidas aos jovens aprendizes.
Os patrulheiros cumprem carga horária prática de seis horas diárias durante quatro dias da semana na Unicamp e carga teórica no quinto dia, com atividades desenvolvidas na sede do CAMPC.
Para saber mais:
NO CAMPC
Durante os primeiros 40 dias úteis após a admissão, os jovens aprendizes permanecem no CAMPC para participar do curso introdutório, assistindo aulas sobre administração, matemática, postura profissional e atividades relacionadas ao ingresso no mercado de trabalho.
Após esse período, os jovens iniciam suas atividades práticas na Unicamp, mas continuam comparecendo ao CAMPC um dia por semana para participar do curso teórico que visa prepará-los para desempenhar tarefas nas áreas de recursos humanos, administração, finanças, logística, TI, contabilidade, responsabilidade social, atendimento ao cliente, marketing, comunicação e relacionamento.